(qualquer verossimilhança é mera descoincidência)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Paris é uma festa!

As 12 horas de vôo foram imperceptíveis. Um filme, refeição, 6 horas de sono, café-da-manhã, algumas olhadas pela janela e... Paris chegou. Ressalva a uma criança que berrou a viagem inteira (nada que protetor auricular não resolvesse) e o inquieto passageiro da poltrona de traz cutucando as costas da minha poltrona, no seu visor individual touch screen.

Recepção de Edith Piaff na esteira do aereporto, com Sous le ciel de Paris.

Busão direto a Montparnasse, com direito a chofer ouvindo alto o jogo da França contra Inglaterra, pela Eurocopa -que terminou empatado.

Se cada real valesse 1 euro, o supermercado seria um barato. Todos produtos parecem acessíveis: queijos, laticínios, molhos. Mas não há vegetais em abundância; banana praticamente não existe, artigo de luxo.

O maior barato foi ver a torre Eiffel numa tomada inesperada, distante, ao saltar da Gare de Montparnasse. Magneticamente, fui circundando ruas até chegar. Nos gramados do Camp de Mars, muita gente fazendo picnic, especialmente à base de vinho. Oficialmente é primavera, por isso muitos saem às ruas até tarde, só escurece depois das 21h. Na prática, bate um vento gelado comum nos dias mais frios do inverno carioca.

Em meio a todo esse frenessi, um grupo de quarentonas me grita: "Moço, s´il vouz plaît, une photo!", entregando-me a máquina com aflição, para que eu as fotografasse enquanto a torre piscava, o que me fez rir, denunciando nossas origens.

3 comentários:

  1. Ou la la! Nous sommes ici en train d'attendre nouvelles et photos :*

    ResponderExcluir
  2. Ôba! Acompanharei com gosto este diário da viagem! :)

    Divirta-se, Rodosho!

    ResponderExcluir