(qualquer verossimilhança é mera descoincidência)

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Acaso só há por desacaso!

Em busca no Google, acidentalmente encontrei link para postagem (até então inédita pra mim) da minha ex-professora de colégio, Vanise Maria, que recentemente revisou meu livro de poemas "Sobre todos (os) nós".

Muitos professores marcam nossa história escolar e deixam diretrizes para o resto da vida. Mas no caso da professora Vanise, nenhum outro estimulou tanto a escrita. Havia sempre redações, com temas variados, que incitavam a argumentação. Certa feita, um dos meus textos foi publicado no jornalzinho escolar, com o tema "O Ser Humano". Nada menos pretensioso.

Mas tudo isso deveu-se sempre ao incentivo. Toda redação, até as menos inspiradas, vinham acompanhadas de uma "crítica literária" em caneta vermelha da professora, que sempre encontrava algum modo de realçar as virtudes e estimular a fluência. Assim, tomei gosto por escrever.

Ali está a semente do que futuramente busquei na faculdade de Direito, com a argumentação jurídica, e da expressão poética, hoje materializada pelo livro.

Não é por acaso que a professora das primeiras expressões, hoje avalie a correção gramatical dos poemas: trata-se de autoridade de mestre; virtude que o tempo não revoga.

Seguem suas palavras, logo após a revisão do livro, que me relembraram intensamente as redações do colégio, época em que a poesia aguardava embrionária:

"Nesta semana, tive a honra de revisar um livro de poemas de um ex-aluno. Fiquei emocionada ao ler textos tão bonitos, bem escritos, poéticos no mais amplo sentido da arte de poetar.
Fico imaginando se, quando o olhava diante de uma carteira em minha antiga sala de aula, um gênio da lâmpada me contasse isso... Já me prevenisse que, dali a 10, 15 anos, eu revisaria um livro daquele menino...
Esses episódios em nossa vida nos deixam tão emocionadas... Vem uma sensação de que tudo valeu a pena. E dá um orgulho! Talvez pela presunção de pensar que pude, de alguma forma, ajudar a formar o Rodolpho Saraiva, agora autor de poemas, com minhas simples aulas de Português... Tomara que sim!
Postarei a capa de seu livro assim que for editado
. "

Extraído do Blog Escritosnaestrada.

Um comentário:

  1. Que lindo! Isso me fez acreditar que continuar nesta Vida tao louca e cheia de problemas vale ainda a pena. Obrigada de coração!
    Vanise

    ResponderExcluir